segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Blogueiro pressiona e NASA admite erro

Matéria da Época dessa semana mostra, mais uma vez, o poder dos blogs. E a necessidade de empresas, instituições e governo serem cada vez mais transparentes.

Trecho retirado da matéria:
No dia 7 de agosto, a Nasa publicou sem alarde uma pequena correção em em de seus inúmeros bancos de dados na internet. A agência espacial americana fez mudanças da ordem de um décimo de grau Celsius em
uma tabela com as temperaturas médias registradas no território dos Estados Unidos desde 1880. Seria insignificante, se o debate sobre o aquecimento global não fosse tão carregado de polêmica.
(.......)

O erro da Nasa foi apontado por um blogueiro canadense, Steve McIntyre, um ex-homem de negócios graduado em Matemática e apaixonado por ciência. Intrigado pela notícia, cinco anos atrás, de que 1998 fora o ano mais quente da história americana, McIntyre começou a fuçar a origem dos dados expostos em um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). “Encarei o caso como um quebra-beça”, afirma.
McIntyre pediu dados à Nasa, mas a agência negou-se a atender a seu pedido. Cruzando informações de outras fontes, achou falhas nos cálculos. Associou-se a um autor acadêmico e publicou um artigo sobre as possíveis falhas no estudo. Diante da avalanche de críticas de climatólogos, McIntyre
decidiu montar um blog para defender sua tese. Contando com a pressão dos amigos blogueiros, por fim fez a Nasa ceder e reconhecer o equívoco.
(......)

O blogueiro McIntyre diz que seu interesse não é contestar o aquecimento global. Quer apenas mais transparência nas contas: “Não estou dizendo que os países devam mudar suas políticas para o clima. Minha briga é para que os pesquisadores abram seus dados”.


Nenhum comentário: